Orquestra Ouro Preto - Foto: Íris Zanetti / Divulgação
A Orquestra Ouro Preto sempre esteve na vanguarda e se reinventando. Em tempos em que tudo mudou, não foi diferente. No ano passado, o grupo completou 20 anos de trajetória. Entretanto, teve que abrir mão de uma programação comemorativa presencial e apostar no formato online. Nesse contexto, realizou lives, concertos virtuais, aulas online para jovens músicos e lançamentos nas redes sociais.
Além disso, lançou o Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles, que selecionou dez propostas de videoclipes para as músicas do disco The Beatles Vol. 2. Dessa forma, a orquestra, que já era inventiva, deu um passo a mais. “Entendemos que há uma mudança de consumo e a pandemia certamente acelerou esse processo. O público tem buscado por novas mídias, o que reflete em um aumento considerável de consumo via streaming, por exemplo”, comenta Rodrigo Toffolo, maestro da Orquestra Ouro Preto. Assim, o grupo abriu edital e recebeu 280 propostas audiovisuais de artistas do Brasil inteiro. Os dez vencedores receberam um prêmio no total de R$ 50 mil.
Novas cores para os Beatles
Além da nova roupagem sonora que a Orquestra Ouro Preto dá para os Beatles, os videoclipes chegaram com o mesmo objetivo. Clássicos como Here comes the sun, Can’t buy me love e I wanna hold your hands foram reilustrados com vídeos em formatos tradicionais, além de stop motion e animação. “O que mais me surpreendeu foi a qualidade. São pessoas espalhadas por todo esse Brasil que utilizam muito bem a técnica e a criatividade para se expressarem artisticamente por meio do audiovisual”, conta Toffolo.
O que norteou a seleção final foi o entendimento da relação entre letra, música, vídeo, tema e técnica explorada. Todos foram avaliados por uma banca independente.
Reinvenção em tempos de pandemia
2020 foi um ano de grandes desafios e a área cultural foi uma das que mais prejudicadas. “Também fomos pegos de surpresa e tivemos que abrir mão de toda uma programação presencial, que seria a comemoração em grande estilo dos 20 anos de atividades ininterruptas da Orquestra”.
Como o grupo tem a versatilidade como fio condutor, busca sempre se diferenciar do local formal de orquestras convencionais. Rodrigo Toffolo contou, ainda, sobre as novidades para 2021. Os concertos adiados ganharão novas datas. Além disso, têm também lançamento de especiais. “Esperamos poder voltar o quanto antes para o contato presencial tão rico com nosso público, seja em concertos abertos em praças de cidades do interior ou em grandes teatros das capitais”, conclui.
O DVD The Beatles Vol. 2 está disponível na íntegra no YouTube. Confira a seguir.
Foto: Tarcisio de Paula / Divulgação
Comentários
Postar um comentário