Pular para o conteúdo principal

Orquestra Ouro Preto dá novas cores para os Beatles com 10 videoclipes

Orquestra Ouro Preto - Foto: Íris Zanetti / Divulgação

A Orquestra Ouro Preto sempre esteve na vanguarda e se reinventando. Em tempos em que tudo mudou, não foi diferente. No ano passado, o grupo completou 20 anos de trajetória. Entretanto, teve que abrir mão de uma programação comemorativa presencial e apostar no formato online. Nesse contexto, realizou lives, concertos virtuais, aulas online para jovens músicos e lançamentos nas redes sociais. 

Além disso, lançou o Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles, que selecionou dez propostas de videoclipes para as músicas do disco The Beatles Vol. 2. Dessa forma, a orquestra, que já era inventiva, deu um passo a mais. “Entendemos que há uma mudança de consumo e a pandemia certamente acelerou esse processo. O público tem buscado por novas mídias, o que reflete em um aumento considerável de consumo via streaming, por exemplo”, comenta Rodrigo Toffolo, maestro da Orquestra Ouro Preto. Assim, o grupo abriu edital e recebeu 280 propostas audiovisuais de artistas do Brasil inteiro. Os dez vencedores receberam um prêmio no total de R$ 50 mil. 

Novas cores para os Beatles

Além da nova roupagem sonora que a Orquestra Ouro Preto dá para os Beatles, os videoclipes chegaram com o mesmo objetivo. Clássicos como Here comes the sun, Can’t buy me love e I wanna hold your hands foram reilustrados com vídeos em formatos tradicionais, além de stop motion e  animação. “O que mais me surpreendeu foi a qualidade. São pessoas espalhadas por todo esse Brasil que utilizam muito bem a técnica e a criatividade para se expressarem artisticamente por meio do audiovisual”, conta Toffolo. 

O que norteou a seleção final foi o entendimento da relação entre letra, música, vídeo, tema e técnica explorada. Todos foram avaliados por uma banca independente. 

Reinvenção em tempos de pandemia

2020 foi um ano de grandes desafios e a área cultural foi uma das que mais prejudicadas. “Também fomos pegos de surpresa e tivemos que abrir mão de toda uma programação presencial, que seria a comemoração em grande estilo dos 20 anos de atividades ininterruptas da Orquestra”.

Como o grupo tem a versatilidade como fio condutor, busca sempre se diferenciar do local formal de orquestras convencionais. Rodrigo Toffolo contou, ainda, sobre as novidades para 2021. Os concertos adiados ganharão novas datas. Além disso, têm também lançamento de especiais. “Esperamos poder voltar o quanto antes para o contato presencial tão rico com nosso público, seja em concertos abertos em praças de cidades do interior ou em grandes teatros das capitais”, conclui. 
O DVD The Beatles Vol. 2 está disponível na íntegra no YouTube. Confira a seguir. 



Foto: Tarcisio de Paula / Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há exatos 52 anos, acontecia o último show dos Beatles

O último show dos Beatles, em 1969 - Divulgação - Apple Corps / Ldt Os Beatles tocaram no telhado da Apple Records em Londres, não sabendo que aquela seria a última vez. Em 1969, boatos sobre os Beatles corriam pelo mundo. O rumores diziam que a banda encontrava problemas e que seus membros estavam discordando mais que o normal nas resoluções do grupo. Isso tudo acontecia nos bastidores, embora, na fachada, as coisas parecessem normais.  No começo daquele ano, em 30 de janeiro, os Beatles decidiram fazer um show especial no telhado do prédio da Apple Corps em Londres, Inglaterra. Ele aconteceu há exatos 52 anos e ficou conhecido por ter sido o último concerto em que os membros da banda tocaram juntos — embora eles ainda não soubessem disso na época.  Após quase três anos fora dos palcos, eles voltaram com estilo, fazendo o show no topo do edifício que abrigava a empresa da banda e sua gravadora. Mas, depois de tantos anos, ainda não se sabe de quem foi a ideia...

Morre Hilton Valentine, guitarrista do The Animals, aos 77 anos

A banda The Animals, com Valentine no canto inferior direito  (Foto: Divulgação) Músico foi responsável pela levada de guitarra de sucessos do rock britânico como \'The House of the Rising Sun\'. Causa da morte não foi revelada. Hilton Valentine, guitarrista da banda The Animals, morreu aos 77 anos. A gravadora Abkco Music & Records divulgou um comunicado na sexta-feira (29) e a causa da morte não foi divulgada. "Nossas mais profundas condolências vão para a família e amigos de Hilton Valentine por sua morte esta manhã, aos 77 anos. Membro fundador e guitarrista original do The Animals, Valentine foi um guitarrista pioneiro que influenciou o som do rock and roll nas décadas seguintes", escreveu o selo. Pioneiro do Rock Valentine nasceu em 1943 em Northumberland, na Inglaterra. Ele se tornou membro do The Animals, banda liderada pelo vocalista Eric Burdon, em 1964. Ele saiu do grupo em 1966, mas retornou várias outras vezes. O músico é o responsável pel...

‘Eleanor Rigby’ foi inspirada em uma mulher da vida real?

Alguns clássicos do icônico quarteto foram pensados em personagens fictícios enquanto outros nem tanto; entenda a história por trás da faixa de Yellow Submarine Ao longo dos anos, os Beatles dedicaram muitas canções a pessoas que fizeram parte da vida deles. Um exemplo clássico é "Hey Jude", escrita por Paul McCartney, para o filho de John Lennon, Julian. Algumas vezes, é claro, o icônico quarteto escreveu histórias centradas em personagens fictícios como foi o caso de Molly Jones em "Ob-La-Di, Ob-La-Da". No entanto, quando ouvimos "Eleanor Rigby", a canção parece ser sobre um par de personagens - Rigby e o padre McKenzie. Mas eles eram fictícios? Segundo o Cheat Sheet, uma visita de Paul McCartney a um cemitério pode explicar tudo. A música conta a história de uma mulher triste e solitária chamada Eleanor Rigby e McKenzie, quando Rigby morre, ele faz o sermão no funeral. Originalmente, McCartney pensa que inventou os nomes presentes na música....