Pular para o conteúdo principal

Janis Joplin passou carnaval de 1970 no Rio e foi expulsa do Copacabana Palace

Janis Joplin passou carnaval de 1970 no Rio e foi expulsa do Copacabana Palace por nadar nua na piscina

A roqueira norte-americana Janis Joplin chegou ao Rio na sexta feira de carnaval de 1970 acompanhada da estilista Linda Gravenites. Ela escolheu a cidade para fugir da heroína, mas encontrou aqui campo fértil para bebedeiras, maconha, LSD, sexo e rock "n" roll. Ao desembarcar e se hospedar no Copacabana Palace ela passou batido pela imprensa que só descobriu sua presença na cidade dias depois. 
 
No Rio, ao lado do cantor Serguei e amigos que fez na viagem, frequentou bares do underground carioca, chegando inclusive a cantar em alguns, visitou praias e locais turísticos, foi à favela da Rocinha, assistiu o desfile das escolas de samba na Candelária, fez topless na Praia da Macumba e foi barrada num camarote do Theatro Municipal.
 
Por pressão da imprensa, ela acabou aceitando dar uma entrevista no Copacabana Palace. Janis recebeu os jornalistas na pérgula do hotel ao lado de Serguei, do artista plástico Hélio Oiticica e do jornalista Luiz Carlos Maciel, editor do semanário alternativo “Flor do Mal”.
 
Com óculos redondos de lentes coloridas, ela falou sobre música e mostrou interesse em conhecer a cantora Girl Costa, se referindo à sensação da época, a jovem cantora Gal Costa. 
 
Consta que acabou expulsa do Copacabana Palace por nadar nua na piscina e foi vista chorando na Praia até ser convidada para ficar hospedada na casa do fotógrafo Rick Ferreira, um quarto e sala no Leblon.
 
“Soube que ela estava no Copacabana Palace, corri para lá, mas quando cheguei ela e a amiga tinham acabado de ser expulsas”, contou Ferreira, em entrevista à Rolling Stone, no ano de 2018. 
 
“Chegamos a viver momentos de loucura. Na época, Janis tinha um namorado holandês e transamos a três em plena areia de Copacabana”, contou o falecido cantor Serguei.
 
Oito meses depois, em 4 de outubro de 1970, a cantora foi encontrada morta de overdose de heroína  aos 27 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há exatos 52 anos, acontecia o último show dos Beatles

O último show dos Beatles, em 1969 - Divulgação - Apple Corps / Ldt Os Beatles tocaram no telhado da Apple Records em Londres, não sabendo que aquela seria a última vez. Em 1969, boatos sobre os Beatles corriam pelo mundo. O rumores diziam que a banda encontrava problemas e que seus membros estavam discordando mais que o normal nas resoluções do grupo. Isso tudo acontecia nos bastidores, embora, na fachada, as coisas parecessem normais.  No começo daquele ano, em 30 de janeiro, os Beatles decidiram fazer um show especial no telhado do prédio da Apple Corps em Londres, Inglaterra. Ele aconteceu há exatos 52 anos e ficou conhecido por ter sido o último concerto em que os membros da banda tocaram juntos — embora eles ainda não soubessem disso na época.  Após quase três anos fora dos palcos, eles voltaram com estilo, fazendo o show no topo do edifício que abrigava a empresa da banda e sua gravadora. Mas, depois de tantos anos, ainda não se sabe de quem foi a ideia...

Morre Hilton Valentine, guitarrista do The Animals, aos 77 anos

A banda The Animals, com Valentine no canto inferior direito  (Foto: Divulgação) Músico foi responsável pela levada de guitarra de sucessos do rock britânico como \'The House of the Rising Sun\'. Causa da morte não foi revelada. Hilton Valentine, guitarrista da banda The Animals, morreu aos 77 anos. A gravadora Abkco Music & Records divulgou um comunicado na sexta-feira (29) e a causa da morte não foi divulgada. "Nossas mais profundas condolências vão para a família e amigos de Hilton Valentine por sua morte esta manhã, aos 77 anos. Membro fundador e guitarrista original do The Animals, Valentine foi um guitarrista pioneiro que influenciou o som do rock and roll nas décadas seguintes", escreveu o selo. Pioneiro do Rock Valentine nasceu em 1943 em Northumberland, na Inglaterra. Ele se tornou membro do The Animals, banda liderada pelo vocalista Eric Burdon, em 1964. Ele saiu do grupo em 1966, mas retornou várias outras vezes. O músico é o responsável pel...

Fundação George Harrison doa meio milhão ao alívio COVID-19

A Material World Foundation também lança o 'Inner Light Challenge' para arrecadar fundos adicionais  A Fundação Material World, de George Harrison, doou US $ 500.000 para o alívio COVID-19. A fundação - iniciada no final dos Beatles em 1973 com o lançamento do LP Living in the Material World - doou os fundos para a Fundação COVID-19, Save the Children e Médicos Sem Fronteiras da MusiCare (Médicos Sem Fronteiras). Além disso, a fundação lançou o "The Inner Light Challenge", no qual usuários de todo o mundo compartilham uma linha, verso ou coro do lado B dos Beatles em 1968 - apresentado em um novo vídeo de letra abaixo. Um dólar será doado para alívio pandêmico para todas as pessoas que postarem o clipe com a hashtag # innerlight2020, com um máximo de US $ 100.000. O filho de Harrison, Dhani, cobre "The Inner Light" no clipe acima. "Sem sair da minha porta / posso saber todas as coisas do mundo", ele canta, tocando uma tigela tibetana en...