(Foto: divulgação)
Em 1989, pouco depois do assassinato do ativista Chico Mendes, Paul McCartney homenageou o seringueiro na faixa How Many People.
Em 1989, Paul McCartney toma conhecimento do assassinato do seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes, em Xapuri no Acre, através dos telejornais da TV inglesa, que deram grande destaque ao bárbaro homicídio e fizeram retrospectiva de suas atividades como sindicalista e defensor do meio ambiente. A militância de Chico para preservação ambiental e justiça social comoveu Paul McCartney que resolveu dedicar a canção ‘How Many Will Have To Die’ recém-composta para o álbum ‘Flowers In The Dirt’ para Mendes.
Paul assistiu a um documentário na BBC e passou a admirar a figura do ativista. A canção no ritmo de reggae tem letra que encaixa plenamente em um tributo a Chico Mendes e esta faixa conta com a participação do baterista e percussionista jamaicano, Jah Bunny.
Ainda em 1989, Pedro Bial, repórter da TV Globo (Fantástico) fez uma entrevista na Inglaterra com Paul e ele falou sobre Chico e a música do álbum:
“Ele me pareceu um bom homem, um chefe de família e nós sentimos muita simpatia. Quando ele foi assassinado, foi um choque para muita gente aqui. Quando alguém que estava tentando fazer o bem é morto, é um choque.”
No decorrer do ano de 1995, Paul através da estação de rádio norte-americana Westwood One, veicularia uma série de programas intitulados ‘Oobu Joobu’, onde às vezes se fazia de DJ e comentarista, além de pela primeira vez, mostrar aos fãs de Macca uma variedade enorme de material inédito, incluindo soundchecks, sobras de estúdio e receitas da culinária vegetariana de sua esposa Linda. No quinto programa da série veiculado no dia 24 de junho de 1995, Paul antes de tocar o ensaio de estúdio de ‘How Many People’ disse ao microfone: “Chico, pode me ouvir? Essa canção é para você, por tudo o que fez”.
Portaldosbeatles@hotmail.com
Jonas Ricardo de Souza
Ele disse uma coisa super bacana. Nâo recordo mais as palavras mas queria dizer que Chico poderia ter escolhido ser apenas um pai de família...mas queria ir mais longe e foi...pagando com a vida. Isso revela um Paul diferente do que muitos dos seus fâs imaginam. Ele acha ser pai de fam´ília pouco! Ainda bem que acha assim. Muitos dos seus fâs pensam nele apenas como aquele que nunca traiu a esposa que é marido e pai e acham isso super bacana. Pois bem, Paul acha que devemos fazer mais.Ele admirava Chico por ter feito mais. O música foi usada num documentário em defesa do meio ambiente, esqueci o título. Eu vi o documentário. Excelente.
ResponderExcluir