Quando os Beatles lançaram “Something” como um single, junto com “Come Together” em 1969, foi significativo por várias razões. Para George Harrison, foi a primeira vez que a banda lançou uma música que ele escreveu como single (ou seja, como lado A).
Quando a música alcançou o primeiro lugar nas paradas da Billboard em novembro, tornou-se a primeira vez que alguém além de John Lennon ou Paul McCartney levou o “Fab Four” lá. (Além de ser a primeira, foi também a última vez.) E os elogios a “Something” começaram a aparecer imediatamente.
Antes de Frank Sinatra começar a cantá-lo em seus shows, ele a chamava de “uma das melhores canções de amor já escritas”. Mas até Sinatra estava confuso sobre o compositor. (No início, ele atribuiu a Lennon e McCartney.)
Cinquenta anos depois, Something continua sendo uma das faixas mais populares e regravadas dos Beatles. No entanto, ainda não está totalmente claro em quem George estava pensando quando escreveu sua maior canção de amor.
No começo, George disse que ‘talvez’ tivesse escrito para sua esposa Pattie
Em 1966, George casou-se com Pattie Boyd, uma modelo que apareceu em “A Hard Day’s Night” dois anos antes. Mas o casal não ficou feliz e casado por tanto tempo. No final dos anos 60, com os Beatles se aproximando da separação, George começou o que se tornou uma série de casos extraconjugais. (Esses casos eram comuns com todos os integrantes do grupo).
Então, isso é algo a se ter em mente quando David Wigg, da BBC, entrevistou George logo após o lançamento de Abbey Road (no final do ano de 1969). Quando perguntado para quem ele havia escrito “Something” – ou “Algo”, em português – , George responde: “Talvez Pattie, provavelmente.” Mas Wigg não parece convencido. “Sério?” Ele pergunta.
A partir daí, George começa a explicar quando e como começou a escrever a música. Ele menciona ter feito a melodia primeiro e buscado as letras por um longo tempo depois. E ele observa que conseguiu a frase “something in the way she moves” em outro lugar.
Por sua parte, Pattie disse que tinha ouvido falar do próprio marido. “Ele me disse de maneira prática que havia escrito para mim”, escreveu ela em um livro sobre sua vida.
A verdade é que ninguém sabe ao certo qual foi a real inspiração de Harrison ao escrever a letra da música. Mas o fato é que ele a escreveu muito bem.
Comentários
Postar um comentário