Pular para o conteúdo principal

11 grandes músicas de George Harrison pós-Beatles


O músico teve uma carreira solo longa e extremamente produtiva

Como integrante da banda, ele foi responsável pelos clássicos “Within You Without You”, “While My Guitar Gently Weeps”, “Here Comes the Sun” e “Something”. Conhecido como o mais quieto dos quatro integrantes, além de músico ele foi também produtor musical e cinematográfico.
Durante sua vida, Harrison chegou a gravar mais de dez discos solo, além de receber um álbum póstumo chamado Brainwashed, organizado e montado por seu filho Dhani e pelo amigo de longa data Jeff Lynne, com composições que ainda não havia lançado. O CD foi disponibilizado em novembro de 2002, um ano após a morte do músico.
Veja abaixo 11 músicas que marcaram a carreira de George Harrison depois dos Beatles.

01

“Give Me Love (Give Peace on Earth)” - De Living in the Material World (1973), brigou nas paradas com “My Love”, de Paul McCartney. Chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos. No Brasil fez sucesso na voz de Marisa Monte.

02

“All Those Years Ago” - Homenagem a John Lennon, lançada em 1981. Foi produzida pelo lendário George Martin(o verdadeiro “quinto beatle”) e conta com as participações de Ringo Starr e do Wings, de McCartney.

03

“Awaiting on You All” - Uma das composições mais interessantes de Harrison, combinando um instrumental roqueiro com uma letra complexa que, ao mesmo tempo, prega a espiritualidade, mas condena as religiões organizadas.

04

“Handle With Care” - Ao lado do Traveling Wilburys (um dos maiores supergrupos da história, com Roy Orbison, Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Lynne), Harrison ajudou a compor esta faixa delicada, com todas essas lendas do rock se revezando nos vocais.

05

“Try Some, Buy Some” - Primeiro gravada por Ronnie Spector, em 1971, ganhou versão de George Harrison dois anos depois. Três décadas mais tarde foi gravada mais uma vez, por David Bowie, em Reality.

06

“Not Guilty” - A faixa foi composta ainda na época dos Beatles, mas só foi lançada oficialmente em 1979. Tanto a versão solo quanto a registrada pelo quarteto são primorosas (sendo esta última mais pesada).

07

“When We Was Fab” - Nostálgica, a música de 1989 faz referências aos anos 60 e aos tempos em que “éramos fabulosos”. George Harrison parece falar sinceramente sobre os Beatles, em especial na frase “você foi meu único amor”. Ringo participa do clipe, que também tem uma referência a um Walrus canhoto tocando baixo (Paul McCartney no filme Magical Mystery Tour).

08

“Horse to the Water” - Uma das últimas gravações de George Harrison, saiu no álbum Small World Big Band (2001), de Jools Holland. Foi coescrita por Georgee o filho dele, Dhani.

09

“Photograph” - Composta para (e com) Ringo Starr, que lançou esta faixa sobre uma desilusão amorosa no disco Ringo(1973). Chegou ao número 1 das paradas britânica e norte-americana, e conta com arranjo de Jack Nitzsche.

10

“Love Comes to Everyone” - Lançada em 1979, tem guitarra de Eric Clapton – que gravaria sua própria (e muito boa) versão em 2005.

11

“Any Road” - Brainwashed, trabalho póstumo de George Harrison, deixou claro para todo mundo que o músico ainda tinha lindas composições escondidas, como esta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há exatos 52 anos, acontecia o último show dos Beatles

O último show dos Beatles, em 1969 - Divulgação - Apple Corps / Ldt Os Beatles tocaram no telhado da Apple Records em Londres, não sabendo que aquela seria a última vez. Em 1969, boatos sobre os Beatles corriam pelo mundo. O rumores diziam que a banda encontrava problemas e que seus membros estavam discordando mais que o normal nas resoluções do grupo. Isso tudo acontecia nos bastidores, embora, na fachada, as coisas parecessem normais.  No começo daquele ano, em 30 de janeiro, os Beatles decidiram fazer um show especial no telhado do prédio da Apple Corps em Londres, Inglaterra. Ele aconteceu há exatos 52 anos e ficou conhecido por ter sido o último concerto em que os membros da banda tocaram juntos — embora eles ainda não soubessem disso na época.  Após quase três anos fora dos palcos, eles voltaram com estilo, fazendo o show no topo do edifício que abrigava a empresa da banda e sua gravadora. Mas, depois de tantos anos, ainda não se sabe de quem foi a ideia...

Morre Hilton Valentine, guitarrista do The Animals, aos 77 anos

A banda The Animals, com Valentine no canto inferior direito  (Foto: Divulgação) Músico foi responsável pela levada de guitarra de sucessos do rock britânico como \'The House of the Rising Sun\'. Causa da morte não foi revelada. Hilton Valentine, guitarrista da banda The Animals, morreu aos 77 anos. A gravadora Abkco Music & Records divulgou um comunicado na sexta-feira (29) e a causa da morte não foi divulgada. "Nossas mais profundas condolências vão para a família e amigos de Hilton Valentine por sua morte esta manhã, aos 77 anos. Membro fundador e guitarrista original do The Animals, Valentine foi um guitarrista pioneiro que influenciou o som do rock and roll nas décadas seguintes", escreveu o selo. Pioneiro do Rock Valentine nasceu em 1943 em Northumberland, na Inglaterra. Ele se tornou membro do The Animals, banda liderada pelo vocalista Eric Burdon, em 1964. Ele saiu do grupo em 1966, mas retornou várias outras vezes. O músico é o responsável pel...

Fundação George Harrison doa meio milhão ao alívio COVID-19

A Material World Foundation também lança o 'Inner Light Challenge' para arrecadar fundos adicionais  A Fundação Material World, de George Harrison, doou US $ 500.000 para o alívio COVID-19. A fundação - iniciada no final dos Beatles em 1973 com o lançamento do LP Living in the Material World - doou os fundos para a Fundação COVID-19, Save the Children e Médicos Sem Fronteiras da MusiCare (Médicos Sem Fronteiras). Além disso, a fundação lançou o "The Inner Light Challenge", no qual usuários de todo o mundo compartilham uma linha, verso ou coro do lado B dos Beatles em 1968 - apresentado em um novo vídeo de letra abaixo. Um dólar será doado para alívio pandêmico para todas as pessoas que postarem o clipe com a hashtag # innerlight2020, com um máximo de US $ 100.000. O filho de Harrison, Dhani, cobre "The Inner Light" no clipe acima. "Sem sair da minha porta / posso saber todas as coisas do mundo", ele canta, tocando uma tigela tibetana en...