George Harrison escreveu uma canção para o disco Revolver que transformou a relação dos integrantes do Fab Four.
Paul McCartney e John Lennon eram os integrantes mais populares dos Beatles, sem dúvidas. A dupla escreveu a maioria das canções do grupo, dominou os vocais e esteve no foco dos holofotes da imprensa e dos fãs.
Contudo, George Harrison transformou, pelos menos nos bastidores, este cenário de favoritismo com uma canção, “Taxman”. Segundo o site Far Out Magazine, a música de abertura do disco Revolver (1966) provou a capacidade do guitarrista como compositor.
Apesar de ter sido composta por Harrison, Lennon ajudou o colega na criação da música. “Eu lembro o dia em que ele me pediu ajuda em ‘Taxman’, uma das primeiras canções dele. Eu joguei algumas linhas para ajudar na música, porque ele me pediu”, disse o Beatle em entrevista ao David Sheff, em 1980.
Ele continuou: “[George] veio até mim porque ele não podia ir até o Paul, porque Paul não iria ajudá-lo naquele período. Eu não queria fazer isso. Eu pensei: ‘Oh, não, não me diga que vou ter que trabalhar nas coisas do George. Já é o suficiente fazer as minhas e as do Paul”.
Lennon ainda explicou que, no fim, ajudou o Beatle porque “não queria machucá-lo”. “Foi Paul e John por muito tempo, ele foi deixado de lado porque ele não era um compositor até então”.
Mas “Taxman” mudou tudo no Fab Four. Após ser reconhecido como um compositor pelos parceiros de banda, George passou a contribuir mais para os discos e criou grandes hits para grupo, como “While My Guitar Gently Weeps” e “Something’.
Nada a ver. Sinceramente não mudou nada nos Beatles. Eram maravilhosos...e continuaram maravilhosos. George já era bom antes. Ele apenas não era inspirado e compunha pouco. Quem disse isso foi o próprio George. Foi exatamente a partir de 66 que ele passou a compor mais. Ele não ficou de fora...ele apenas não compunha. John nunca soube se expressar. Sempre soou ofensivo. Mas o que ele queria dizer era apenas isso: George tinha seu espaço, mas geralmente fazia cover de músicas de outros compositores, até mesmo de Lennon/McCartney. Também essa história que ele não procurou Paul não está bem contada. Há provas dele procurando Paul em outras ocasiões. Tem um v´deo dele pedindo ajuda a Paul para a letra de Something. E sabemos que a introdução de While my guitar gently weeps foi composta por Paul. E se foi assim nessas vezes por que nao poderia ser também em Taxman? Pode ter sido naquele dia em especial porque Paul estaria ocupado em outra coisa. Mas passou a falsa impressão que Paul nunca o ajudava. Enfim, a música é mesmo ótima, tanto que foi a abertura do Revolver, mas ele já tinha brilhado antes. Quem não se recorda de I Need you? Linda também. Nada mudou para os Beatles depois disso., Continuaram tão maravilhosos como sempre foram.
ResponderExcluir